terça-feira, 18 de março de 2008

Rótulos = você sempre está errado

Que atire a primeira pedra aquele que nunca rotulou alguém por seu cabelo, suas roupas, seu jeito de falar e outras coisas! Vamos imaginar e tentar lembrar de todas aquelas pessoas que já rotulamos e definimos por grupos específicos e que, surpreendentemente estavamos totalmente errados. Que bom que estavamos errados, pois as vezes aqueles que julgamos por sua aparência ou estilo, são os que se tornaram indispensáveis em nossas vidas. Pensando á fundo sobre essa mania de "rótulos", podemos exemplificar essa mania á uma prateleira de supermercado, onde todos os produtos estão enfileirados e são todos iguaizinhos, do mesmo tamanho, mesma cor, e mais ainda, do mesmo sabor! Todos aqueles produtos possuem rótulos totalmente iguais. Prateleiras de supermercados não são iguais a pessoas, como rótulos para pessoas não são iguais! E ainda insistimos em julgar e analisar apenas por pequenas características.
Cada pessoa tem suas particularidades, seu jeito, sua mania, seu cheiro, seus sonhos, seus planos... E ainda assim, mesmo sem conhecermos, apenas vendo de longe nos sentimos no direito de rotularmos e estipular grupos ou tribos a determinadas pessoas. Olhando mais a fundo, é como se tirarmos todo a particularidade de alguém! No mundo existem sim, muitas diferenças, mas todos somos iguais. Chegamos e iremos embora pelo mesmo caminho. Tem gente que perde a oportunidade de fazer grandes amigos, conhecer pessoas incriveis por essa mania boba de ROTULAÇÃO. Realmente não quero mudar o mundo e fazer com que todas as diferenças vá embora. Escrevo esse texto principalmente para mim.. Primeiro eu preciso mudar para que as outras pessoas mudem! Mas uma coisa é certa, devemos olhar as pessoas além de suas roupas ou jeito de falar.. E sim pelo seu olhar, seu caráter.. Aquela frase antiga "beleza intererior".. Todos nós temos, e precisamos enchergar isso nos outros!

Alê Guimarães.

Um comentário:

Horacy disse...

Posso dizer que ontem foi um grande passo para sua mudança...e eu realmente espero que o que disse esteja certo"aqueles que rotulamos podem se tornar indispensaveis". Espero me tornar assim pra vc um dia, que bom que acertamos nossas diferenças por enquanto e acabamos achando varias coisas iguais, o que, foi muito legal.
Se cuida!